Atributos

No Sinédoque RPG os personagens possuem 9 Atributos, subdivididos em 3 categorias; Atributos Físicos, Atributos Mentais e Atributos Especiais. Os Atributos Físicos (Destreza, Força e Vitalidade) e Mentais (Vontade, Inteligência e Raciocínio) são fáceis de compreender sua origem, enquanto que os Atributos Especiais (Sorte, Carisma e Essência) medem características mais complicadas de se encaixarem em alguma categoria. O motivo das características essenciais dos Personagens estarem distribuídas em uma maior quantidade, nove,  é construir personagens mais complexos e completos. Por exemplo um personagem pode ser inteligente e lento para tomar decisões (Inteligência alta e Raciocínio baixo), ao mesmo tempo que uma pessoa bastante inteligente poderia ter alguns distúrbios mentais com Vontade baixa (e provavelmente também alguns Defeitos psicológicos). Um guerreiro pode se focar em Força e resistência (Vitalidade), mas ser lento (Raciocínio baixo) – ou ser um guerreiro mais ágil focado em Destreza e Raciocínio altos. Uma pessoa pode ser feia (descrição com desvantagens, como acima) e ao mesmo tempo chamar atenção com outras características (Carisma alto). 

Os níveis dos Atributos vão de 1 a 20, sendo que a maioria das pessoas possui valores entre 7 e 13 em seus Atributos. A partir do nível 15, considera-se que o Personagem possui uma característica incomum / excepcional naquela habilidade, o que se reflete em questões de jogo. Níveis de 15 a mais costumam trazer bônus adicionais, e, da mesma forma, valores inferiores a 6 refletem uma deficiência do personagem. Durante a construção de Personagem, todos os Atributos possuem o nível 10 sem que seja necessário gastar nenhum ponto. Para cada nível acima, gasta-se 10 pontos de Personagem. Para cada nível abaixo, ganha-se 10 pontos de Personagem. Dessa maneira, um Atributo de nível 16 custa 60 pontos de Personagem. Um Atributo de nível 6 é uma desvantagem que concede 40 pontos adicionais de Personagem. 

Níveis a partir de 15, são considerados incomuns/excepcionais naquela habilidade, o que se reflete em questões de jogo. Da mesma forma, valores inferiores a 6 refletem uma deficiência do personagem. O Mestre não deve encorajar que nenhum Personagem iniciante possua Atributos muito altos nem muito baixos: os muito altos são particulares de heróis, pessoas com muito treinamento e seres sobrenaturalmente fortes e os de nível muito baixo podem ser desvantagens muito complicadas de ser contornadas durante o jogo. 

Atributos Consequentes

Essas características são resultantes das escolhas já realizadas dos sobre os Atributos, não sendo necessário gastar pontos com elas. Todas podem, entretanto, ser alteradas por outras Qualidades e Defeitos. Duas dessas habilidades (Percepção e Esquiva) possuem valores fixos, como no caso dos Atributos. As demais estão descritas com marcadores na ficha de Personagem, pois deve-se marcar seu uso ou perca durante o jogo, sendo constantemente recuperadas. 

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